sábado, 14 de abril de 2012

1ª Guerra Mundial:

O estopim foi o assassinato do príncipe do império austro-húngaro Francisco Ferdinando, durante sua visita a Sarajevo. As investigações levaram ao criminoso, um integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, o império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Sérvia.
Os países europeus começaram a fazer alianças desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 pela Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido. 
A 1ª guerra mundial foi uma gurra de trincheiras. Os soldados ficavam centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território, havia muita fome e doença nessas trincheiras.
Em 1917 os Estados Unidos da América entraram na Tríplice Entente, esse fato fez com que a Tríplice Entente assinasse a rendição, os derrotados tiveram que assinar o Tratado de Versalhes, que obrigava esses países a sofrer restrições e punições, como: cláusula de culpabilidade pela guerra, a reparação de danos da guerra em dinheiro, retirar dos  alemães suas possessões coloniais da áfrica e da ásia, reduzir o exército alemão a 100 mil soldados e proibir a fabricação de aviões e submarinos, mas essas medidas só serviram para aprofundar o ressentimento nacionalista alemão, que ajudou a gerar a 2º guerra mundial.


  

Um comentário: