Escreva comentários!
terça-feira, 22 de maio de 2012
sábado, 14 de abril de 2012
1ª Guerra Mundial:
O estopim foi o assassinato do príncipe do império austro-húngaro Francisco Ferdinando, durante sua visita a Sarajevo. As investigações levaram ao criminoso, um integrante de um grupo Sérvio chamado mão-negra, o império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Sérvia.
Em 1917 os Estados Unidos da América entraram na Tríplice Entente, esse fato fez com que a Tríplice Entente assinasse a rendição, os derrotados tiveram que assinar o Tratado de Versalhes, que obrigava esses países a sofrer restrições e punições, como: cláusula de culpabilidade pela guerra, a reparação de danos da guerra em dinheiro, retirar dos alemães suas possessões coloniais da áfrica e da ásia, reduzir o exército alemão a 100 mil soldados e proibir a fabricação de aviões e submarinos, mas essas medidas só serviram para aprofundar o ressentimento nacionalista alemão, que ajudou a gerar a 2º guerra mundial.
Os países europeus começaram a fazer alianças desde o final do século XIX. Durante o conflito mundial estas alianças permaneceram. De um lado havia a Tríplice Aliança formada em 1882 pela Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha. Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido.
A 1ª guerra mundial foi uma gurra de trincheiras. Os soldados ficavam centenas de dias entrincheirados, lutando pela conquista de pequenos pedaços de território, havia muita fome e doença nessas trincheiras.Em 1917 os Estados Unidos da América entraram na Tríplice Entente, esse fato fez com que a Tríplice Entente assinasse a rendição, os derrotados tiveram que assinar o Tratado de Versalhes, que obrigava esses países a sofrer restrições e punições, como: cláusula de culpabilidade pela guerra, a reparação de danos da guerra em dinheiro, retirar dos alemães suas possessões coloniais da áfrica e da ásia, reduzir o exército alemão a 100 mil soldados e proibir a fabricação de aviões e submarinos, mas essas medidas só serviram para aprofundar o ressentimento nacionalista alemão, que ajudou a gerar a 2º guerra mundial.
Imperialismo:
Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter o controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
O imperialismo acontece quando grandes grupos empresariais precisam de fornecimentos estáveis e baratos de matérias-primas.Por causa da produção em grande escala, tinha necessidade também de mercados consumidores para o escoamento de suas mercadorias. Então, em razão da escala da acumulação de capital que praticavam, necessitavam de mercados receptores.
quinta-feira, 12 de abril de 2012
2ª revolução industrial:
A segunda revolução industrial aconteceu na América do Norte, Europa e Japão, entre 1860 e 1900, foi uma corrida rumo à industrialização, foi caracterizada pela invenção do aço, descoberta da eletricidade e do petróleo, foi uma importante transformação do capitalismo.
Um aspecto importante dessa revolução, foi a introdução de um um sistema de produção em massa, em que cada trabalhador exercia uma função na fabricação de um produto, chamado linha de montagem, que foi idealizado por Henry Ford.
1ª revolução industrial:
A primeira revolução industrial ocorreu na Inglaterra no ano de 1760, e começou a se espalhar pelo mundo em 1860, ela foi caracterizada pelo uso do ferro, do carvão e pela invenção da energia a vapor, a industria têxtil foi um dos primeiros ramos industriais a usufruir da máquina a vapor, que antes era desenvolvida por um meio artesanal, ou seja, que era produzida por uma só pessoa sem o acompanhamento de máquinas.
Assinar:
Postagens (Atom)